A observação de aves alça voo na Oficina de Observação e Identificação de Aves no 14° Festival América do Sul Pantanal, 2018
Entendendo que as aves representam significativa expressão da nossa cultura, o 14° Festival América do Sul Pantanal ocorrido de 25 a 27 de maio do corrente ano, em Corumbá, Mato Grosso do Sul, trouxe, de forma singular, a Oficina de Observação e Identificação de Aves
do Pantanal e Arredores.


À tarde, no passeio de chalana pelo rio Paraguai, as surpresas e encanto dos primeiros encontros ttrouxeram ainda mais alegria e sabíamos que a partir dali consagramos, definitivamente, um novo novo contingente da nossa irmandade, extensiva ao círculo já muito forte Brasil afora: os passarinheiros de vida livre.
O rio Paraguai está no auge do seu pulso de inundação em Corumbá-sede. Água pra todo lado e a vida se renovando nos arredores onde as águas alcançam. Em virtude das águas altas as “aves clássicas” do Pantanal não foram avistadas nas passarinhadas (tuiuiús, curicacas, colhereiros e outros dependentes de águas mais baixas), mas em compensação as aves de mata e arbustivas deram um show à parte e o espetáculo foi simplesmente sensacional – não restando outro adjetivo. Do passeio resultaram: saí-canário (Thlypopsis sordida), saci (Tapera naevia), arredio-do-rio (Cranioleuca vulpina), carretão (Agelasticus cyanopus), alegrinho-do-chaco (Inezia inornata), figurinha-de-rabo-castanho (Conirostrum speciosum), mariquita (Setophaga pitiayumi), incontáveis sanhaços-cinzentos (Tangara sayaca), cardeais (Paroaria capitata), japus (Psarocolius decumanus) e tantos outros.


Inspirados nas aves e seu modo de vida, a observação naturalista pode melhorar as relações sociais, o respeito entre pessoas e delas pelo mundo natural. Sim, a nossa cultura deve muito às aves!!
As lições apreendidas pelos participantes e ministrantes estão descritas a seguir:

"Gratidão pela oportunidade!!! Aprendizado e muitos lifers. Corumbá alça voo a partir dessa oficina. Equipe 10. Estamos juntos, parceiros!!" Nancy Proença (Agente de Turismo)
"Transformador! Um curso de observação de aves que me fez enxergar a vida com outros olhos, cada lifer é uma alegria indescritível. Tenho certeza que nunca me esquecerei desse curso".
Gabriel Oliveira (Acadêmico de Biologia)
"A oficina de Observação de Aves do Instituto Mamede foi de maneira insofismável a 3. Visão do Pantanal" Reginaldo Barbosa Faleiros

"Lifer é a palavra que define minha experiência com a equipe do Instituto Mamede. Muito obrigado
pelo aprendizado, companheirismo e principalmente pela amizade que criamos. Aprendemos a olhar as aves e também a construir laços de amizade."
Rafael (Acadêmico de Biologia)

"Sempre me surpreendendo com as oportunidades proporcionadas. Mais uma vez consegui a visualização de muitas aves e tive o primeiro encontro com muitas especies (lifers) capazes de melhorar o meu trabalho como ilustradora. Obrigada Instituto Mamede por estar presente em mais um curso." Lidia Coimbra (Artista Visual)

A oficina me proporcionou uma experiência encantadora de observação de aves no Pantanal! Muito obrigado pelo conhecimento transmitido e pela ampliação de visão do que temos de especial aqui na nossa região.
Daniel Irineu (Biólogo)

"A oficina de Observação de Aves do 14° FASP 2018 me proporcionou novos conhecimentos e
aprendizado e aguçou meu olhar para o encantamento e inspiração para observação de aves, além de terapia natural. Admiração e gratidão pelo trabalho do Instituto Mamede."
Wanda Faleiros (Educadora Ambiental)


"Oficina incrível, repleta de bons sentimentos e aprendizado. O olhar apaixonado das ministrantes fez todos se apaixonarem por cada ave, cada detalhe, cada lifer, uma emoção única!!! Parabéns, o encantamento proporcionado se multiplicará porque o amor merece ser compartilhado!! Gratidão por tudo." Isabel (Guia de Turismo)

"Com a Oficina tive a oportunidade de aprender, conhecer e reconhecer as aves do Pantanal. Estive nessa vivência com pessoas maravilhosas que me ensinaram a olhar para o horizonte, sempre
buscando por paixões, paixões que voam e nos deslumbram, que nos contagiam e nos fazem querer contagiar ao próximo, com esse novo olhar para o céu." Amanda Maciel (Turismóloga)

Maristela Benites e Simone Mamede (ministrantes da oficina)
Parabens galera (Lenice, Isabel e Ofyni) show!!!
ResponderExcluirParabens galera (Lenice, Isabel e Ofyni) show!!!
ResponderExcluirParabens galera (Lenice, Isabel e Ofyni) show!!!
ResponderExcluir