Formação de Condutores de Observação de Aves na Rota Turística Cerrado Pantanal


Curso de Formação de Condutores de Observação de Aves. Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, MS.

A equipe do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo esteve nesses últimos dias em uma missão pela Rota Cerrado Pantanal, a de contribuir na formação de condutores de observação das aves por esta região turística do estado que envolve os municípios de Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Rio Verde do Mato Grosso, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste e Sonora. Estiveram conosco nesta jornada a Vitinho Birdwatching, A Loja dos Passarinhos, a Buriti viagens e a IGR Cerrado Pantanal.

Esse encontro de profissionais formadores foi promovido pela Instância de Governança Regional - IGR Cerrado Pantanal por meio da aprovação do projeto de curso de formação de condutores apresentado ao edital da FUNDTUR/MS. No time dos ministrantes estiveram referências na área do turismo de observação de aves e da ornitologia do Mato Grosso do Sul como Maristela Benites, Vitinho Nascimento, Simone Mamede, Tietta Pivatto, Daiani Scapini e Lejania Ribeiro.

Equipe de ministrantes do curso de formação de condutores da Rota Cerrado Pantanal

Foram 15 dias de muitas atividades entre teoria e prática, encontros virtuais e presenciais. A primeira semana foi de teoria e a segunda de prática percorrendo os hotspots de observação de aves da Rota Cerrado Pantanal, entre eles: Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Alcinópolis e Costa Rica, MS), Área de Proteção Ambiental das Sete Quedas de Rio Verde do Mato Grosso, MS), Sítio Passarin, Fazenda Igrejinha e entorno.





Prática de campo



águia-cinzenta

Aproximadamente 30 cursistas estiveram conosco num aprendizado colaborativo, integrativo e com muito diálogo de saberes. Durante uma semana de práticas de campo foram registradas aves endêmicas, raras e ameaçadas de extinção como a majestosa águia-cinzenta.


 


bentevizinho-de-asa-ferrugínea
Marcas de campo, silhuetas, shapes, lifers, check list, binóculos, lunetas, guias de campo e tantos outros termos e equipamentos se tornaram familiares dos birders, seja durante as aulas, nos intervalos e nas rodas de conversa. Na bagagem de volta para casa, a sensação de dever cumprido, do despertar, instigar, compartilhar e do esperançar por um futuro melhor onde as aves e todos os outros seres vivos tenham seu valor intrínseco reconhecido antes mesmo que produtos turísticos e do mercado. Que saibamos todos coexistir. Ainda estamos no início de uma caminhada, mas cheia de vida que nos move e nos impulsiona a prosseguir na contrução de um turismo sustentável e 
de valorização da biodiversidade. 


Vale destacar o importante apoio do INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia, na pessoa do queridíssimo Mario Cohn-Haft, pela doação ao Instituto Mamede da linda obra "Aves do Pantanal" que muito enriqueceu as aulas e serviu de apoio didático-pedagógico (guia de campo) para as pesquisas das aves observadas pelos cursistas.

Depoimentos dos atores envolvidos:

Jaqueline Vargas, Costa Ric

GRATIDÃO é a palavra para definir o Curso de Birdwhatching, realizado na ROTA CERRADO PANTANAL. GRATIDÃO a Deus por nos proporcionar momentos incríveis diante da natureza e suas criaturas, GRATIDÃO aos educadores que tem todo um jeitinho especial de transformar o conhecimento, GRATIDÃO a todos que se empenharam para que a experiência transformadora fosse possível. Investir em pessoas e no conhecimento faz nossa região ainda mais rica, porque aqui a natureza é generosa. (Jaqueline Vargas, Costa Rica/MS).

Jéssica Arruda, Rio Verde, MS
Participei do ultimo curso de capacitação para condutores de observação de pássaros em Rio Verde e
região, foi uma experiência incrível e transformadora tanto pela descoberta do mundo dos pássaros quanto pela conscientização do cuidado com a natureza e os bichos. Estou encantada e com muita vontade aprender e levar esse universo e verdade ao maior numero de pessoas possível. Gratidão por todo conhecimento e saber compartilhados. Jéssica Arruda, Rio Verde do Mato Grosso/MS 

Beto Roque, IGR Cerrado Pantanal



 Consideramos ter sido um curso histórico em nossa região turística, a Rota Cerrado Pantanal. Profissionais super capacitados, disponibilizando conhecimento de qualidade ímpar, além do mais importante, a preservação e a sustentabilidade que a prática da observação de aves proporciona. Foram dias maravilhosos, que além da capacitação deixa o legado da "Amizade e Gratidão"! Nossos agradecimentos a todos os envolvidos, à participação dos alunos, agora super capacitados, com um novo olhar para o tema Birdwatching! Foi incrível.  Beto Roque - Presidente da Instância de Governança da Rota Cerrado Pantanal. MS.



A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul vem apoiando o desenvolvimento de novos produtos

Geancarlo Merighi, Fundtur

em sua linha estratégica de “diversificação e inovação da oferta turística”. Dentro dessa realidade, novos segmentos estão sendo trabalhos pela entidade, tanto no que tange ao desenvolvimento e estruturação dos mesmos, como também na promoção e marketing do potencial e produtos já existentes no nosso estado. Desta forma, identificamos os principais gargalos que ainda existem para o pleno desenvolvimento desses segmentos e, desta maneira, estamos buscando realizar as ações necessárias para que estes se desenvolvam e proporcionem aos turistas uma experiência incrível e encantadora para os visitantes. Assim, publicamos esse edital para formação profissional de condutores de observadores de aves, um segmento que vem crescendo no Brasil e em nosso estado e já vem sendo monitorado pelo Observatório de Turismo de MS e promovido em nossas redes sociais e ações promocionais. Entendemos que, com esse avanço da formação de novos condutores de observadores de aves, abrimos uma possibilidade de trabalho e renda para aqueles que se dedicarem a essa função, bem como, podemos aumentar o fluxo de observadores de aves em nosso território, já que detemos cerca de 630 espécies possíveis de serem avistadas aqui, bem como, algumas com exclusividade de registro em MS. Desejamos sucesso aos que participaram do curso. (Geancarlo Merighi, FUNDTUR, MS).


Bruna Barbosa, Alcinópolis



O curso veio para fortalecer a observação de aves na região norte do estado e promover capacitação para que pessoas locais possam ter uma oportunidade de renda através do birdwatching, ao passo que, estimula a prática da mesma na Rota Cerrado Pantanal, atraindo um público de nosso interesse. Bruna Barbosa, Secretária de Turismo de Alcinópolis, MS.



O curso de observação de aves é incrível, pois nos
 faz refletir sobre diversos assuntos, inclusive a
Sandy Neubert, Alcinópolis

importância da conservação da fauna e flora e as diversas oportunidades do birdwatching tanto como uma profissão quanto um hobby, as aulas de campo foram enriquecedoras para o conhecimento ao mesmo tempo que foram relaxantes e divertidas (Sandy Neubert, estagiária da Secretaria de Turismo de Alcinópolis, MS).






Lucas do Valle, Rio Verde, MS

O Birdwatching me mostrou um novo olhar  para as aves e as diversidades aprendendo a preservar as espécies. O Birdwatching , desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os municípios e estados. E, ainda, um importante fator para o desenvolvimento das cidades por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local (Lucas do Valle, Rio Verde/MS).




Mauricio Paiva, Paraíso das Águas

O curso de birdwatching foi uma experiência saudável e apaixonante. Hoje vejo que posso expandir o meu trabalho de condutor de visitantes,  mais ainda, me fez entender que as aves têm um importante papel na conservação da natureza e proporcionam uma qualidade de vida melhor aos seus praticantes observadores. O curso de observação de aves irá proporcionar para o município de Paraíso das Águas e para os demais municípios que integram a Rota Cerrado Pantanal um impulso significativo no turismo local. Agradeço a todos envolvidos,  Instituto Mamede, Simone Mamede e Maristela Benites, Vitinho, Daiani e demais envolvidos. Venha Passarinhar e fazer seus lifers em toda a Rota Cerrado Pantanal. Maurício Paiva, Paraíso das Águas, MS.

Linauria, Costa Rica (a esquerda), Eva Ferraz (a direita), Rio Verde.

Eles estão ao nosso redor e a quem diga que nos observando! Podem ser miudinhos, pequenos, médios... Possuem comportamentos diferenciados e cores variadas. Exuberantes ao meu ver! De encher os olhos! Cantarolam quase que o tempo todo. Sabem de quem estou falando? Dos passarinhos, canários, periquitos... São tantas variedades que para identificá-los precisamos estar muito atentos. Observar com seriedade, cautela e silêncio. Ouvir o canto, prestar atenção no comportamento e perceber o ambiente. Detalhes! Abrir os olhos e os ouvidos para os detalhes! Fazer o curso de Condutores de Aves provocou em mim uma mudança de olhar muito significativa! Quais são os detalhes do seu dia, da sua vida, das pessoas com quem você convive? Já parou para observar? Acho que diante de um mundo onde a correria predomina quase que o tempo inteiro, destinar uns minutos para observar os detalhes, seja do que for, é uma questão de sobrevivência emocional e talvez seja a solução para que as pessoas comecem a ter mais empatia umas pelas outras. Característica primordial para um mundo mais coerente. Obrigada aos meus professores Simone, Maristela e Vitinho por me proporcionarem essa vivência tão especial. Que passarinho está cantando na sua janela hoje?  Eva Ferraz - Refúgio Santa Teresa, Rio Verde do MT, MS.

Fabiano Ramos, Costa Rica

Nossa!! Foram dias imagináveis pra mim, rever amigos com anos sem ver pessoas que me ajudaram muito, eu chegar onde eu estou (no turismo ) os conhecimentos que adquiri e com certeza irei agregar muito mais depois dessa vivência todos nós estávamos precisando de um momento como esse para ter o ânimo que estava faltando Essa semana está chovendo de recordações no meu face do curso que teve em Emas e em especial o módulo de observação de aves com a Maristela Benites. Fabiano Ramos, Costa Rica, MS.

Linauria do Carmo e Marcus Vinícius
Maristela e Simone são referências “extraordinárias” do ecoturismo ou turismo sustentável em nosso estado. O curso que participamos de observação de aves (birdwatching) possui alto nível científico, tecnológico e de práticas de campo. Todas as pessoas envolvidas no curso deram aulas sensacionais de conhecimentos e experiências no turismo e no empreendedorismo. Não podemos deixar de mencionar a pessoa do Vitinho, que é sem dúvida, o Papa dos passarinhos de MS. Gostaria de ressaltar a paixão com que Maristela, Simone e Vitinho têm pelas aves e o dom que ambos possuem de ensinar com amor e excelência. Agradecemos pela oportunidade de aprender, de conhecer e conviver com pessoas que tem os mesmos objetivos que os nossos! Nossos agradecimentos ao Beto e a IGR e Rota Cerrado Pantanal pela conquista deste curso, onde todos nós fomos privilegiados.Saímos do curso sensibilizados  e com olhos de ver passarinhos 🦩🦆 Para finalizar deixo uma citação de Charles Darwin: “Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico.” Linauria do Carmo e Marcus Vinícius.


Daiani Scapini e Vitinho Nascimento 


Foi e é uma grande honra para nós participar junto com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e Rota Cerrado Pantanal na formação desses condutores de observação de aves e promover a atividade no nosso Mato Grosso do Sul. Bora passarinhar! (Daiani Scapini e Vitinho Nascimento)






Simone Mamede

A formação de condutores de observação de aves na Rota Cerrado Pantanal é um marco no processo de gestão sustentável no território dessa rota turística, um passo para a transformação de territórios sustentáveis tendo o turismo como um dos elos deste processo. Além de pessoas se profissionalizando na área de birdwatching também representa uma oportunidade de fortalecermos o valor à biodiversidade local, às singularidades do Mato Grosso do Sul. Vida longa ao birdwatching na Rota Cerrado Pantanal. (Simone Mamede, Sócia-diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, uma das ministrantes do curso de formação de condutores de observação de aves).




Prezadas e prezados, fico muito feliz pela oportunidade de compartilhar bons momentos com vocês e 

Maristela Benites

ainda passarinhando!! Felicidade maior não há para quem é fascinado por passarinhos como eu. Como notaram, Observar aves é uma arte! Desperta e Mobiliza todo o nosso sistema sensorial, mexe com os nossos sentidos e sentimentos. Sabemos dos perrengues que todos passaram, a logística foi pesada, porque queríamos abraçar a Rota Cerrado Pantanal. Teve poeira, borrachudos, calor... Teve chuva e a experiência nos desafia a pensar o que fazer quando ela chega e estamos com clientes. Não tem passarinho, mas pode ter jogos, como os da memória que vivenciamos entre alguns. Pode ter roda de conversa e pode ter observação de chuva e o aguardar até que passe. Importante desfrutar cada momento. Embora, turista nem sempre tenha tempo. Mas quando se trata de atrativos naturais e vivos, como os animais, o controle da situação é deles em grande parte. Em áreas privadas, um comedouro em meio a árvores pode servir de distração.  Fato é, que sementes foram lançadas e esperamos que nasçam e floresçam. Estamos no início da caminhada, mas cheios de esperança e ainda sorvendo cada segundo da alegria vivenciada, do encontro com as aves, com os amigos e os novos companheiros de jornada. (Maristela Benites, sócia-diretora e ornitóloga do Instituto Mamede).







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mato Grosso do Sul bate novo recorde no Dia Mundial para Observação de Aves

O protagonismo feminino na pesquisa e observação de aves

Educação Ambiental e Observação de Aves em Corumbá - Capital do Pantanal