Curso Biologia de Campo



 
A ideia do curso Biologia de Campo para Licenciatura partiu da necessidade em contribuir para tornar efetiva a ponte entre ciência e educação, fazendo com que os educandos sob a responsabilidade desses educadores recebam formação plena não apenas em ensino formal, mas em cidadania. Assim, o curso de Biologia de Campo oferecido pelo Instituto Mamede é direcionado para acadêmicos de biologia ou biólogos já formados que atuam na licenciatura.  O mesmo tem como objetivo aprimorar as práticas/técnicas de campo em associação ao ensino de ciências e biologia, sem ignorar, contudo, o contexto social em que os sujeitos (educador e educando) estão inseridos. 
Vivenciar em campo os conteúdos teoricamente aprendidos durante a graduação concorre para a melhoria da compreensão, da abordagem, da interação com o educando, da práxis educativa e do ensino de ciências propriamente dito. Além disso, é uma forma de identificar e estimular o cidadão cientista que existe em cada estudante, de modo a tornar a biologia, uma ciência mais humanizada e cada vez mais cidadã. Por vários motivos, o acadêmico de biologia não dispõe, muitas vezes, de acessibilidade e oportunidade para vivenciar aulas de campo durante a graduação, o que acaba prejudicando sua atuação enquanto professor-educador.  
Dessa forma, o curso visa ensinar a ensinar em campo, contribuindo para que os professores do ensino fundamental e médio construam e usem técnicas de campo como ferramentas de ensino de ciências e biologia. Como se poderia dizer é o: conhecer, vivenciar, para amar e ensinar e ensinar amando. 
 O curso Biologia de Campo realizado pelo Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental teve sua primeira edição  nas férias de julho de 2015 na região da RPPN Vale do Bugio, Corguinho/MS - Base de Campo do Instituto Mamede. Em sua segunda edição o curso será na RPPN Acurizal - Base de Campo do IHP.  Nesta segunda edição o Instituto Mamede conta com a parceria do Instituto Homem Pantaneiro e apoio do WWF Brasil.

O curso foi uma experiência realmente mágica, a oportunidade de ter mestres ali a cada minuto do dia,onde o aprendizado vinha não somente das aulas, mas até de uma simples refeição em grupo, é inexplicável. Sou grata ao Instituto não só pelo aprendizado, mas por tudo que eu cresci lá, foi amor!
 (Amanda Borges, aluna de licenciatura em Biologia, UFMS - Curso Realizado em Julho de 2015 na Base de Campo do Instituto Mamede)

A sabedoria e o conhecimento se realiza pela vivência e essa interação foi promovida pelo Curso de Biologia de Campo entre o meio ambiente e os indivíduos de diferentes espécies que ali estavam.
(Marta Melo, aluna de mestrado em Meio Ambiente, UNIDERP - Curso de Campo, julho de 2015)
 
"O Curso de Biologia de Campo - julho/2015 foi conduzido de maneira dinâmica e agradável. A Simone, a Maristela e o(a)s Palestrantes, demonstraram conhecimento, profissionalismo e cuidado ao trazer as informações, prezando pelo entendimento de todo o grupo. Além disso, seus gestos de carinho, atenção e delicadeza fez-me perceber o quanto algumas pessoas são especiais na forma de ser e como são bem-vindas as suas ações. Portanto, a melhor maneira de expressar meus agradecimentos pelos belos e prazerosos momentos de muito aprendizado, é dizendo que desfrutei plenamente e recomendo a todos que amam a Natureza e queiram aprender mais sobre ela. Muito Obrigada ao Instituto Mamede e suas responsáveis!"
(Sônia da Conceição, profa. de Biologia da rede pública de ensino, MS) 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mato Grosso do Sul bate novo recorde no Dia Mundial para Observação de Aves

O protagonismo feminino na pesquisa e observação de aves

Educação Ambiental e Observação de Aves em Corumbá - Capital do Pantanal