Cicloturismo - Pedal Socioambiental

Registro do Pedal Socioambiental Janelas do Pantanal





O que é o Pedal Socioambiental?

O Pedal Socioambiental é uma atividade de cicloturismo promovido pelo Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo (IMPAE) que permite, ao mesmo tempo, vivência com a natureza e interação com a comunidade local. No entanto, deixa de ser apenas uma atividade turística, mas busca desenvolver o ecoturismo genuíno que permite ao visitante desfrutar das belezas naturais e culturais locais com responsabilidade, principalmente valorizando e respeitando as comunidades receptoras com vistas à incorporação de novos olhares, posturas e aprendizado com as pessoas e os elementos da natureza ali presentes. O pedal leva várias intervenções socioambientais junto à comunidade com o propósito fundamental de sempre buscar promover ações de reciprocidade benéfica, algumas das quais valem ser destacadas, como: oficinas de vivência na natureza, plantio de mudas de espécies vegetais nativas, oficina de fotografia, observação da vida silvestre local, roda de músicas, de capoeira, entre outras atividades que fomentam a (re)conexão do ser humano com a natureza, a interação e integração entre si.

Quando surgiu a ideia do Pedal socioambiental?

Pedal Socioambiental na Bolívia
Surgiu em 2012 quando integrantes do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo contribuíram na organização e participação no projeto/movimento Bicicletada Nacional para a Rio +20/Cúpula dos Povos que teve como uma das ações viajar de bicicleta até o Rio de Janeiro para participação na Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Integrantes do Instituto Mamede percorreram mais de 400 quilômetros entre Conselheiro Lafaiete/MG e Rio de Janeiro/RJ fazendo intervenções nas comunidades das cidades do interior de MG e RJ, levando, além de oficinas diversas e palestras sobre sustentabilidade e mobilidade urbana, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, um dos documentos norteadores mais importantes para projetos e ações em Educação Ambiental. Era a Rio+20 local para as comunidades que jamais tinham ouvido falar em Conferência sobre meio ambiente e não teriam oportunidade de participar do evento ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, 20 anos depois da primeira ocorrida também no Brasil. Desde 2012 o IMPAE vem promovendo pedais socioambientais pelo Brasil, em especial na região do Cerrado e Pantanal, sendo que um deles transpôs a fronteira do Pantanal brasileiro até chegar a Bolivia, região de Roboré e Santiago de Chiquitos (departamento de Santa Cruz), onde se instalaram as missões jesuíticas no XVII.

Como foi o Pedal Socioambiental Janelas do Pantanal?

 O Pedal Socioambiental Janelas do Pantanal foi realizado pelo Instituto Mamede e Instituto Quinta do Sol no último final de semana de julho (24 e 26/07/2015) com um percurso de mais de 40km. O lugar escolhido é de beleza deslumbrante e de incrível magia, a Serra de Maracaju: morraria que se interpõe entre o planalto e a planície pantaneira e divide, portanto as águas que drenam para bacia do Paraná de um lado e para a bacia do Alto Paraguai, de outro. A cada trecho do percurso, um novo desafio e janelas naturais, vez por outra, se abriam para o Pantanal, permitindo lançar os olhos sobre a “imensidão pantaneira” e desfrutá-la em paradas estratégicas no platô. Sintonia era o pedido oculto!
 
Além do pedal, o grupo composto por 11 pessoas realizou plantio de mudas nativas juntamente com integrantes da comunidade local e Escola Estadual Fancisco Nogueira (alunos e prof. Giliarde). As mudas de espécies nativas foram plantadas em área de recuperação às margens do rio Taboco. 

Desfrutar as belezas naturais incumbe também a responsabilidade e comprometimento em cuidar do patrimônio visitado para que o mesmo se mantenha, com qualidade igual ou superior àquela visitada, em ação pela natureza, para ela, também para as atuais e futuras gerações humanas.
 
O Pedal Socioambiental Janelas do Pantanal foi realizado pelo Instituto Mamede de Pesquisa ambiental e Ecoturismo, Instituto Quinta do Sol com apoio da Associação Amigos do Esporte de Taboco, Corguinho-MS. O próximo pedal com esses mesmos parceiros ocorrerá na Transpantaneira nos próximos meses. Fiquem ligados e não deixem de participar. Contato para contrato do pacote de cicloturismo: institutomamede@gmail.com












Comentários

  1. Que lindo, é uma honra estar presente nestas atividades com vocês.
    Gratidão pela felicidade que me proporcionam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que te agradecemos, Cintia! Nada se faz ou se conquista sozinho! O movimento, sob qualquer contexto, se dá a partir do esforço coletivo dos elementos envolvidos, é uma engrenagem em ação. Gratidão!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Observando Aves na Patagônia, Região mais Austral do Planeta

Expedição Aves do Chaco Brasileiro

Porto Murtinho realiza o I Seminário de Turismo de Observação de Aves