O que é o Busca ao Lifer – Birding Festival?

Galito (Alectrurus tricolor) - Lifer para muitos participantes do Busca ao Lifer, 2013.
Busca ao Lifer é um momento de confraternização entre pessoas que gostam de observar aves em liberdade e desfrutar de contato pleno com a natureza. O evento teve sua primeira edição em 2013 no Parque Nacional das Emas, promovido pelo Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo. A ideia é propagar a observação e contemplação das aves livres em seus ambientes naturais, com o mínimo de interferência humana.
Saída a campo

Entre as atividades durante o evento estão: saídas a campo, momento photo-recap, muito papo de passarinho e colheita. As saídas a campo significam o momento do encontro, quando as aves nos brindam com sua presença – ainda que em lampejos, muitas vezes, e você se pergunta: hum? Que? Como? Onde? Quem? Lifer? Êxtase! Momento mais que esperado, de vivência e enriquecimento pessoal e coletivo, a partir da interação e experiência com outros seres vivos.


Momento photo-recap
O momento photo-recap tem a ver com a construção da história viva. É a hora da troca de lifers, reflexões sobre o dia, contagem dos lifers (cada lifer representa a primeira vez que, reconhecidamente, se vê/ouve determinada espécie de ave), socialização e revisão de imagens, sorrisos e desejo de reviver cada instante e eternizá-lo.

No Papo de passarinho os participantes compartilham sua experiência com a observação de aves, buscam na memória estórias e histórias sobre aves, e se permitem encontrar-se consigo mesmo. Tipo terapia em grupo, quando a sua experiência enriquece e amplia a do outro.
Para o final, reserva-se a colheita: quando nos damos conta de quantas aves foram vistas, ouvidas, percebidas, admiradas e, mais que isso, o quanto
é bom interagirmos de forma reciprocamente positiva com o ambiente e como é possível tornar o poema perfeito e sentir-se parente de uma ave. Na bagagem? Muita história e lembrança de momentos únicos, especiais e inesquecíveis.

Mas você pode se perguntar: e se aparecer um mamífero, réptil, artrópode, a gente os ignora e segue, obstinadamente, em busca das aves? Não, sob hipótese alguma! O importante é celebrar o momento. No I Busca ao Lifer, o grupo foi presenteado, logo ao amanhecer, com a imagem de um lindo lobo-guará que se preparava para descansar depois de uma noite de caça. Mais tarde, a raposinha-do-campo, o teiú... E assim sucessivamente, os dias se passaram sempre em boa companhia e surpreendentes novidades.


A proposta é que o Busca ao Lifer se torne tradição e percorra várias regiões do Brasil. Neste ano (2014), o evento será realizado no período de 06 a 07 de setembro na base de campo do Instituto Mamede – RPPN Vale do Bugio, região de Corguinho/MS e em 2015 está previsto para a região do Pantanal. Na sequência se estenderá para outros biomas brasileiros.
Observar aves em liberdade e em seu comportamento natural é uma oportunidade bacana para contemplar e compreender a vida em sua totalidade. Venha participar conosco do II Busca ao Lifer no Cerrado: Birding Festival. Esperamos você!
Busca ao Lifer, 2014

Encontro com o Lifer

Colheita do Busca ao lifer, 2013.







Papo de passarinho










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observando Aves na Patagônia, Região mais Austral do Planeta

Expedição Aves do Chaco Brasileiro

Porto Murtinho realiza o I Seminário de Turismo de Observação de Aves