Técnicas de Identificação da Flora do Cerrado e Inglês Instrumental são temas do Curso de Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas
Atividade de Campo no Mirante do Avoador |
Identificação de espécies da flora do Cerrado |
O curso de monitores que iniciou apresentando a organização das fitofisionomias do Cerrado e sua relação com fatores climáticos, disponibilidade de água e condições do solo, isto é, o Cerrado no contexto da paisagem, agora vem estreitando o nível de aprofundamento dos conteúdos, de modo que os participantes adquiram informações e habilidades para interpretar o ambiente em diferentes graus de grandeza, do macro para microvisual, do espacial para o individual, do geral para o específico em constante interação e retroalimentação. É importante considerar que todas as formas de olhar permitidas pelo Cerrado são capazes de encantar o visitante levando-o a refletir sobre a importância desse bioma e a torná-lo agente de difusão de conhecimento e aliado da conservação.
Gomphrena macrocephala |
A instrutora Raquel G. Machado pontua que o monitor ambiental que pretende conduzir visitantes no Parque Nacional das Emas precisa conhecer minimamente a Flora do Cerrado e suas características básicas.
Segundo Graziele Carneiro, por dentro de cascas ásperas e rugosas e na morfologia externa geral de suas folhas há um enorme mistério e riqueza de arranjos e estratégias de vida. Thiago de Lamonica afirma que a partir desse módulo nunca mais as plantas do Cerrado passarão despercebidas aos seus olhos.
E Margie conclui que dependendo do público visitante, há muito o que desfrutar da flora do Cerrado para a educação e interpretação ambiental e que a mesma interage todo o tempo com a observação da fauna.
Elaine Margie Taylor - Ministrando Curso de Inglês Instrumental |
Para alguns participantes que ainda não tinham tido contato com a língua inglesa, o curso representou despertamento e aprendizagem. Nos próximos módulos atividades de conversação em inglês serão regulares e frequentes.
Prática da tradução dos roteiros e da identificação da biodiversidade do Cerrado |
Margie salientou que todos do grupo apresentam alta facilidade para a pronúncia necessitando apenas de treinamento e enriquecimento do vocabulário, mesmo porque o idioma se mostra mais fácil até mesmo que a língua portuguesa.
O próximo módulo: Geografia, cartografia e geologia local, está previsto para o período de 23 a 25 de março no Parque Nacional das Emas.
Chegando à gênero e espécie |
Visualização de detalhes da folha de copaíba |
Traduzindo para o Inglês!!!! |
Roda de Lampião e atividade sensitiva da flora do Cerrado |
Momentos de degustação dos frutos do Cerrado.
Em busca do equilíbrio com a natureza |
Análise da morfologia vegetal |
Análise e identificação de espécies |
Fauna completando a beleza e riqueza da flora.
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