Ao Luar do Cerrado, o Curso de Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas encerra edição de 2011

Acampamento durante o módulo "Excursionismo e acampamento de mínimo impacto". Foto Simone Mamede.
 
O curso de Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas concluiu com êxito mais dois módulos neste final de semana (02 a 04 de dezembro), sob os temas Gestão de Unidade de Conservação e Excursionismo e Acampamento de Mínimo Impacto. Em Gestão de UC, os participantes acompanharam o histórico da criação das Unidades de Conservação no mundo, em especial no Brasil, e os esforços direcionados e congregados nesse tipo de estratégia de conservação do patrimônio natural e cultural de vários territórios.
Foi ressaltado que a gestão das UCs representa desafios que requerem empenho não apenas do órgão gestor, mas também o envolvimento da comunidade de entorno e dos demais atores sociais é fundamental para o sucesso do manejo nas UCs e eficiência na proteção da biodiversidade. Atividades de facilitação em grupo como open space permitiram melhor compreensão de como as UCs estão amparadas legalmente e sobre a concepção e funcão do zoneamento e Uso Público do Parque Nacional das Emas.


No módulo Excursionismo e Acampamento de Mínimo Impacto, Valdir Justino, ministrante e um dos idealizadores da AGMA (Associação de Guias e Monitores Ambientais de Costa Rica-MS), juntamente com Oséias Prado, abordou sobre a importância do cuidado e respeito aos ambientes naturais, visto representarem locais aprazíveis para o excursionismo e ecoturismo, porém altamente sensíveis ao impacto humano. Segundo Valdir, o Cerrado apresenta potenciais singulares ao ecoturismo e às excursões de pequena ou longa distância e, para os futuros monitores ambientais conferir e vivenciar tal afirmação, o mesmo os levou a empreender caminhada noturna em meio ao Cerrado, por aproximadamente seis quilômetros, até o lugar escolhido para o acampamento. Durante a caminhada a direção era dada por constelações de Órion, Sete Marias e outras. Parada para contemplação da bioluminescência, revezamento de líderes e orientações no ponto J.

Estrelas dão a direção. Foto: Valdir Justino.
















Um lobo-guará surpreendeu e presenteou as sentinelas do turno da madrugada com sons e cores representativas do Cerrado brasileiro.


Amanhecendo no Sertão. Foto: Maristela Benites
Momentos de descontração com poemas de Pablo Neruda e Mário Quintana conferiram harmonia e completude à atividade de acampamento. No retorno à sede, noções de orientação geográfica e de pioneria com técnicas de nós e amarras foram ministradas aos alunods, os quais manusearam bússolas e exercitaram os nós “ribeira”, “volta do fiel, “nó-direito” e outros, além das amarras “quadrada” e “cruzada”.
Entre nós e amarras. Foto: Simone Mamede
Como confraternização houve a Feira de Trocas entre os participantes. Os produtos trocados consistiram desde livros, tripés, telas pintadas, entre outros materiais que vão muito além do valor monetário. Essa iniciativa veio fortalecer a economia solidária, o consumo consciente e os laços entre os envolvidos no curso de formação de monitores ambientais de Emas.
Fortalecimento de laços e redução de consumo na Feira de Trocas. Foto: Oséias Prado.
Os módulos encerraram as atividades do curso previstas para 2011 com retorno em fevereiro de 2012.

Participantes do curso de Formação de Monitores Ambientais





Os módulos contaram com apoio da FUNDTUR - Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Prefeituras Municipais do entorno do Parque Nacional das Emas e Associações de Guias e Monitores Ambientais de Costa Rica, Chapadão do Céu, Serranópolis e Mineiros.
O próximo módulo "Biodiversidade do Cerrado" está previsto para o primeiro final de semana de fevereiro de 2012. Até lá!!! "Vaaaaaai Emas!!"


Foto: Oséias Prado.
Foto: Simone Mamede









No desnudar de cada amanhecer, o ser resgata o seu "eu passado" e o coloca diante do novo e despreendido momento do "agora", para amadurecer e fazer-se melhor.                                                                                                                   (Maria Vitória, 2011)




Foto: Simone Mamede

Comentários

  1. Módulos de grande importância, muito aprendizado.
    Mais uma vez venho agradecer, obrigada colegas de curso pelos momentos compartilhados e obrigada Simone, Maristela, Valdir e Oséias pelos ensinamentos.
    Já estou anciosa pelo próximo módulo: Biodiversidade.
    Graziele
    Trekking Turismo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grandes momentos e conquistas neste anos de 2011.
    E e no próximo ano tudo pode ser melhor e só acreditar, juntos seremos mais obrigado a todos vocês por compartilhar todo esse conhecimento até breve boas festas, felicidades

    ResponderExcluir
  4. oseias.prado@gmail.com - Estou postanto email Para intercambio. O evento foi excelente, destaco a participação de pessoas experientes no grupo e também o espirito de equipe durante os módulos.
    Parabéns pelo blog, super completo e objetivo, as materias e as fotos são nota dez.

    ResponderExcluir
  5. Ehehehe...Valeu galera do bem, obrigada pela companhia, até fevereiro/2012. Mari Benites e Simone Mamede, obrigada pela postagem (inspiração EMAS).
    UPA a todos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mato Grosso do Sul bate novo recorde no Dia Mundial para Observação de Aves

O protagonismo feminino na pesquisa e observação de aves

Educação Ambiental e Observação de Aves em Corumbá - Capital do Pantanal