Unidade de Conservação, Cooperação, Redes Comunitárias e Ecoturismo


Nos dias 11 a 13 de novembro o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e o PARNA das Emas promoveram os módulos IV e V do curso de Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas. O módulo IV “Unidade de Conservação” foi ministrado por Marcos Cunha (Diretor do Parque Nacional das Emas) e o módulo V “Cooperação, Redes Comunitárias e Ecoturismo”, teve como ministrante a Especialista em Redes Sociais da empresa Sinapses, Vivianne Amaral. Em Unidades de Conservação os alunos foram conduzidos a navegar pelos conceitos de Área Protegidas, Unidades de Conservação, seus tipos e categorias e como o ecoturismo se insere no uso público das Unidades de Conservação, em especial no Parna das Emas. Marcos reafirmou a importância da gestão compartilhada e da cooperação entre os diversos atores socais para assegurar a proteção da Unidade.
Em Cooperação, Redes comunitárias e Ecoturismo os alunos tiveram a oportunidade de visualizar, estabelecer conexões, reconhecendo suas redes, seus elos fortes e frágeis a serem fortalecidos para assegurar a existência de um Ecoturismo genuíno e colaborativo. Vivianne abordou sobre organização distribuída e os alunos caíram numa malha de sinapses com “suas lentes de ver redes”. Em dezembro os módulos abordarão “Excursionismo de mínimo impacto” e “Gestão de Unidade de Conservação” que oportunamente fecharão com uma Feira de Trocas a ser realizada como atividade de confraternização e de fortalecimento da economia solidária e sustentável.
Os módulos IV e V contaram com o apoio da FUNDTUR-MS, Prefeituras Municipais e Associações de Guias e Monitores Ambientais do Entorno (Costa Rica-MS, Chapadão do Céu-GO e Mineiros-GO). 
Abertura dos módulos

Ministrante do módulo "Unidade de Conservação"

Alvorada

Atividade Cultural com Nébias

Observação e registros de Redes Biológicas



Ministrante do módulo "Cooperação, Redes Comunitárias e Ecoturismo"

Construindo redes

Vivianne Amaral - Ministrante do módulo de "Cooperação, Redes Comunitárias e  Ecoturismo"

Intervalo com músicas brasileiras e paraguaias

Formando redes sociais

Tecendo redes locais 

Apresentação de Redes locais







Com óculos de ver redes....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mato Grosso do Sul bate novo recorde no Dia Mundial para Observação de Aves

O protagonismo feminino na pesquisa e observação de aves

Educação Ambiental e Observação de Aves em Corumbá - Capital do Pantanal