Encerramos ontem o III Módulo do Curso de Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas que tratou de
Metodologias e Práticas de Educação Ambiental em Unidade de Conservação. A ministrante, Simone Mamede, enfatizou a importância da cooperação e sinergia nas ações de Educação Ambiental: “fazer educação ambiental é congregar os diferentes olhares, aptidões e os diversos saberes científicos, técnicos, populares ou tradicionais, pois só dessa forma podemos tecer a teia de conhecimentos que qualifiquem as ações no meio, quer sejam entre seres humanos ou entre estes e outras formas de vida, e promovam sustentabilidade socioambiental no contexto territorial”. A Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do SNUC – ENCEA também foi apresentada ao grupo como instrumento a fortalecer as ações em EA em Unidade de Conservação.
Os futuros monitores ambientais, além de aulas teóricas, participaram de várias vivências orientadas com o intuito de tornar dinâmicas e interativas as aulas, mas principalmente de agregar e fixar conhecimento, interagir com elementos da natureza e fortalecer a colaboração em grupo. O jogo Trilha do Conhecimento, um dos mais marcantes desse módulo associou criatividade, cooperação, interpretação ambiental, conhecimento local do Parque Nacional das Emas, além de possibilitar resgate de informações e conteúdos ministrados nos módulos anteriores, numa tentativa de vivenciar a filosofia do “tudo-junto-ao-mesmo-tempo-agora-misturado”.
Colaboraram no módulo as biólogas Cintia Possas (Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul) e Cássia Teixeira (Educadora) e a administradora de empresas Rosimeri Brendle (Instituto 5 Elementos), todas educadoras ambientais. O diretor do Parque, Marcos Cunha (ICMBio), também esteve presente e explicou como é feita atualmente a operacionalização das visitas ao Parque Nacional das Emas.
O próximo módulo previsto para 12, 13 e 14 de novembro abordará o Cooperativismo na Organização do Ecoturismo. As inscrições já estão abertas.
|
Ministrante do curso, Simone Mamede. Foto: Nébias Silva |
|
Prática de Educação Ambiental |
|
Momento Cultural "Joel e sua gaita" Música "Despedida" |
|
Conclusão de missão da atividade Trilha do Conhecimento (Equipe Amarela) "Saímos ao mundo tentando convencer, que o Cerrado devemos proteger! Vaaaaaaaai Emas!!" |
|
World Café |
|
Grito de Paz do Cerrado |
|
Grito de Paz do Cerrado |
|
Grito de Paz do Cerrado |
|
Missão cumprida!!! |
|
Leituras e registros |
|
Reflexões sobre as relações sociais |
|
Construindo o Mapa Conceitual de Educação Ambiental |
|
Reflexões sobre elementos do Mapa conceitual |
|
Pensamentos, questionamentos, desconstruções e reconstrução |
|
Somos um... |
|
Reconstruindo o Mapa Conceitual da Educação Ambiental |
|
Análise do Mapa Conceitual da EA |
|
Reconstruindo o Mapa Conceitual no Coletivo |
|
Teia dos Saberes na Educação Ambiental |
|
Construção coletiva do mapa conceitual da Educação Ambiental
Todos somos um...
|
Obrigada a todos por mais essa etapa de conhecimento, pode ter certeza que vocês todos estão fazendo uma grande diferença na minha vida...
ResponderExcluirVamos nos ver no próximo módulo... abraços a todos
Parabéns a todos: instrutores, alunos e colaboradores... O curso está fluindo muito bem... Aguardo ansiosamente ao próximo módulo. Abraços
ResponderExcluirmúsica despedida, uma canção escoteira,( bem cedo junto ao fogo tornaremos a nos ver ...)
ResponderExcluirGrazi,
ResponderExcluir“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”
Charles Chaplin