III Curso de Biologia de Campo: do Cerrado à borda do Pantanal

Janela do Pantanal

Tem coisa melhor que estudar nas férias de julho?

Pode ter certeza que muitos futuros biólogos, como os que participaram deste curso de campo, podem te responder que não há coisa melhor!
Entre o Cerrado e a borda do Pantanal
Foram dias e noites intensos em imersão ao mundo da biologia, conhecendo e vivenciando as riquezas do bioma Cerrado em zona de transição com o Pantanal. Entre os temas abordados estiveram o papel social do biólogo, técnicas de estudos em botânica, insetos, avifauna, mastofauna, além de educação ambiental e ciência cidadã.
O curso de biologia de Campo promovido pelo Instituto Mamede e parceiros (UNIDERP e Instituto Quinta do Sol), em sua terceira edição, tem como objetivo aprimorar as práticas/técnicas de campo em associação ao ensino de ciências e biologia, sem ignorar, contudo, o contexto social em que os sujeitos (educador e educando) estão inseridos, apontando caminhos e viabilizando a correspondência entre pesquisador e cidadão cientista.


Christian L. Bergamini, acadêmico de biologia


Foi uma satisfação estar perto de tudo aquilo, sinto-me mais saudável, vivo, inteligente e esforçado. O curso, além de nos oferecer um pouquinho sobre o Cerrado e o Pantanal, nos uniu como amigos. (Christian L. Bergamini).



Camila Oliveira, acadêmica de biologia





Foi Maravilhoso poder participar do III curso de biologia de campo com excelentes professores. Adorei me conectar com a natureza e colocar em prática algumas coisas que aprendi em sala. (Camila Oliveira).



Débora Maidana, acadêmica de biologia
Poder colocar em prática alguns dos conhecimentos já adquiridos em aulas e vivenciar toda uma nova experiência com colegas e professores incríveis foi o que tornou o III Curso de Biologia de Campo inesquecível para mim!!
(Débora Maidana)





Gabriel Pleutin



Adorei ter dividido o conhecimento com todos do curso, aprendi que isso não só me trouxe a sabedoria, mas nos tornou mais próximos e mais amigos. A amizade é um dos bens mais preciosos que podemos ter. O conhecimento nos encantou através das vivências junto à natureza (Gabriel Pleutin).




Prof. Gleidson Melo
O III Curso de Biologia de Campo se destacou pelo espírito de união e companheirismo entre todos os participantes. A integração da prática aliada ao conhecimento teórico oportunizaram significativos resultados em prol da construção do conhecimento, desenvolvimento da pesquisa científica e sensibilização a respeito de como é importante conservar o ambiente natural do Cerrado brasileiro à borda do Pantanal Sul-mato-grossense. (Gleidson Melo).

Profa. Maristela Benites


Permitir que o estudante de biologia tenha contato com várias metodologias e as experimente em campo, torna o aprendizado mais efetivo, dinâmico, aprazível e o mundo vivo e real pode, dessa forma, ser revelado. Estes são alguns dos nossos objetivos e desafios nos cursos de biologia de campo que promovemos. Vi olhos brilhando frente ao conhecido - muitas vezes despercebido no cotidiano -, e olhos encantados diante do desconhecido. Ensinar também é encantar, é o que pude, mais uma vez, constatar! (Maristela Benites).

Bruna Andrade, monitora



O III Curso de Biologia de Campo proporcionou, além do conteúdo teórico, práticas de campo voltadas à abordagem científica, com a orientação de professores especializados em diversas áreas do conhecimento. Como monitora, pude relembrar, aprender e observar o crescimento e integração dos alunos do primeiro e último ano de graduação. Tudo isso em meio à paisagem deslumbrante do bioma Cerrado, chegando até a borda do Pantanal, onde pudemos observar nitidamente, do Planalto, a imensidão da planície pantaneira (Bruna Andrade).


Profa. Simone Mamede
Idealizar, planejar e vivenciar os cursos de biologia de campo nos inspira a caminhar, seguir em frente, investindo em conhecimento, técnicas, tecnologias, sonhos, nas atuais e futuras gerações. Este curso vem contribuindo não só para a formação de excelentes profissionais, mas também na formação de pessoas mais humanas, que lutam por uma sociedade mais plena, justa e principalmente sustentável. Sigamos trilhando o caminho de conquistas socioambientais com vistas a territórios mais sustentáveis. (Simone Mamede)



Fernanda Manzur, 
acadêmica de biologia





Participar do III curso de biologia de campo foi uma das melhores experiências que já vivi.. Poder aprender na prática o que vimos em teoria estando em meio à natureza, adquirindo e compartilhando informações. Não poderia ter sido melhor, com professores maravilhosos. Foi demais!!!! (Fernanda Manzur).



Nancy Proença, agente de viagem
Parabéns pela excelente ideia do curso de biologia de campo no período de
férias. A "escolha" do lugar foi de grande importância também para a realização das pesquisas, unindo o teórico e a prática de forma intensa, gerando curiosidade, interesse por novos conhecimentos, incluindo a visualização das espécies, interação e vivência. A motivação gerou um ambiente de descontração e harmonia. Para mim, como agente de viagem, foi uma grande experiência, aprendizado e novas ideias de roteiros no Cerrado. (Nancy Proença).


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mato Grosso do Sul bate novo recorde no Dia Mundial para Observação de Aves

O protagonismo feminino na pesquisa e observação de aves

Educação Ambiental e Observação de Aves em Corumbá - Capital do Pantanal