Curso de Biologia de Campo: Estratégia em Tornar a Ciência Mais Cidadã



O Curso Biologia de Campo para Licenciatura ocorrido no Pantanal, região do Amolar, propôs levar os participantes (licenciandos e licenciados em biologia) a vivenciarem dias de campo na maior área úmida alagável do Planeta. Mas o curso não ficou apenas no deleite contemplativo das lindas paisagens e riqueza exuberante da fauna e flora do Pantanal, a proposta foi bem mais ousada e comprometida com a formação de professores. Se por um lado está o Pantanal e sua abundante riqueza de formas vivas, por outro está o compromisso de manter a funcionalidade desse bioma, assim como é, para as atuais e futuras gerações.

Estar em sala de aula é muito mais que expor conteúdos, reproduzir o que está nos livros didáticos e avaliar os educandos. Em primeiro lugar ali estão pessoas e com elas seus anseios, curiosidades e pensamentos próprios, os quais, por vezes, são apropriados de veículos que nem sempre são coerentes com a realidade e/ou seus interesses são questionáveis. Ou seja, o professor-educador tem a missão desafiadora de facilitar o conhecimento e é um grande formador de opinião que opera na conquista, estímulo e fortalecimento da cidadania plena, esta que tem como alguns de seus princípios o pensamento crítico e o respeito em amplo sentido.

Nessa perspectiva, o curso de biologia de campo busca complementar a formação de educadores que possam experienciar práticas da rotina de pesquisa convertendo tal experiência em aprimoramento do conhecimento, técnicas e de materiais didático-pedagógicos que tornem suas aulas e atuação mais dinâmicas e entusiásticas, em compromisso real com a conservação ambiental, cidadania e encantamento pela natureza. Para que esse conjunto seja mobilizado, caminhe e avance articuladamente, deleitar-se com as belezas do Pantanal e de outros biomas por onde o curso tem percorrido, certamente é um dos primeiros estímulos e conquistas.

Entretanto, é preciso por "a mão-na-massa", se dispor, ou seja, é preciso participar, se dispor a aprender a aprender, e a aprender a ensinar, desenvolver o pensamento colaborativo e participar de todas as atividades para melhor compreensão do todo e desenvolvimento de um pensamento sistêmico.

O curso foi promovido pelo Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro e apoio do WWF Brasil e da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar. A ideia é que o mesmo ocorra todos os anos, em calendário regular, atendendo professores de biologia e acadêmicos de licenciatura em biologia. Aos interessados, fiquem ligados no calendário de curso do Instituto Mamede: www.institutomamede.blogspot.com.br.


O curso para mim se resumiu em:

 


"Saber, entender, compreender o ambiente, sermos a parte que possa ampliar a percepção das pessoas e difundir a ideia e a prática de conservação do nosso ambiente."
Cristiane Ayala, Professora de biologia, Corumbá, MS




"O curso pra mim foi um momento único e MÁGICO, essa é a palavra que se descreve o curso na Serra do Amolar, poder diferenciar a fauna e flora do MS, poder aprender, estar ali, ter a oportunidade de poder vivenciar por 5 dias o amanhecer e o entardecer, cada detalhe de uma vida existente no Pantanal do Paraguai, e essa experiência levarei comigo para o resto da minha vida e é claro passarei para frente, pois a experiência nunca é roubada, mas sim passada a frente com humildade, e espero muito em breve poder presenciar tudo de novo no Amolar, com novas oportunidades dentro do contexto da fauna e da flora."
Cléia Vasconcelos, acadêmica de Biologia, Cuiabá, MT



"Foi ótimo ter participado do curso de biologia de campo, estar em um lugar tão lindo, onde a natureza aos poucos nos revela sua beleza e seu real sentido, mostra-nos um mundo cheio de possibilidades de inovação e desafios. Repensar nossas atitudes enquanto educadores, sobre as estratégias que estamos utilizando e o quanto podemos ousar foram questões tratadas com bastante relevância nesse curso. Observou-se que às vezes precisa-se de muito pouco para despertar a curiosidade de nossos alunos, como por exemplo através de simples práticas que são de baixo custo, podendo assim atingir diversos públicos. A lição que ficou é que não basta querer, tem que fazer, só assim poderemos atingir o nosso real objetivo enquanto educadores, que é o de formar cidadãos conscientes, sensíveis à causa e críticos a fim de querer transformar o mundo em que vivem."
 Tamyres Dias. Professora de Ciências e Biologia no Pantanal do Paiaguás, Corumbá, MS.


"Para mim o curso foi uma incrível oportunidade de vivenciar o Pantanal, em
tamanha plenitude, conforme  encontramos na Serra do Amolar, e de partilhar conhecimentos. Em resumo, foi um momento para aprimorar os conhecimentos em ciência e educação, mas também para estreitar relações humanas e com a natureza, compreendendo assim o papel do biólogo nessa interface. Só tenho a agradecer a toda a equipe e alunos pela sintonia, e pela oportunidade, gratidão a todos!"
Natália Paludetto, Bióloga, Mestre em Ecologia e Conservação




"Eu amei, aprendi muito e tenho certeza que me tornei uma professora um pouquinho melhor!!"
Cintia Possas, professora de Ciências e Biologia, Campo Grande, MS














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