Integrantes do Instituto Mamede participam do Movimento Bicicletada Nacional para a Rio +20 e Cúpula dos Povos

Bicicletada para um mundo mais sustentável
Na jornada  de Conselheiro Lafaiete-MG ao Rio de Janeiro (Cidade Maravilhosa) entre os dias 09 e 15 de junho de 2012, estiveram presentes no Bicicletada Nacional para a Rio + 20 a equipe do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, Rede de Educação Ambiental do Cerrado – REACERRADO/ Rede de Educação Ambiental  do MS – REAMS,  Coletivo Jovem Kairós de Meio Ambiente e Comitê Sul-Mato-Grossense para a Rio +20 e Cúpula dos Povos que tiveram a importante missão de levar o tratado da Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis em todas as Cidades que percorremos nesta trajetória.
 Além do tratado de Educação Ambiental os educadores ambientais levaram pelas escolas e parques das cidades, oficinas de capoeira e meio ambiente, oficinas de origami, stencil, jogos ecológicos e vários diálogos intergeracionais, tendo como elo interlocutor a bicicleta, este foi o veículo de aproximação e integração entre todos os atores. 
Além de percorrer muitos quilômetros no meio de transporte não poluente os educadores ambientais tiveram a missão de fazer com e não para as comunidades, numa integração holística, harmônica, integradora entre diversas culturas e gerações.
 No percurso as paisagens do Cerrado e Mata Atlântica, dois grandes hotspots brasileiros de grande riqueza e biodiversidade, belezas cênicas inspiradoras  que apontavam a importância de busca incansável de alternativas  mais sustentáveis para o  país de maior megadiversidade que é o Brasil.
O movimento bicicletada conseguiu reunir em pouco tempo pessoas que sonham por um mundo mais justo e harmônico, pessoas dos mais diversos cantos do Brasil que tomam atitude nesta busca de um mundo melhor. Pessoas que  praticam e articulam, seja em nível local, regional, nacional ou global, por meio de ações norteadoras para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável, que propõem projetos e  planos mais sustentáveis para os cidadãos e para as diversas formas de vida.
Percurso entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, 2012

Com estudantes de Três Rios no estado do Rio de Janeiro

Pedal na Estrada Rumo à Petrópolis

Oficina de Origami

Oficinas no Parque de Três Rios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observando Aves na Patagônia, Região mais Austral do Planeta

Expedição Aves do Chaco Brasileiro

Porto Murtinho realiza o I Seminário de Turismo de Observação de Aves